QUEM SOMOS

A atuação do Instituto para Gestão em Saúde de Sobral (IGS) tem se dado de forma complementar nos três níveis de atenção à saúde, contribuindo para a organização do processo do trabalho, qualificando a atenção à saúde, sendo essa atuação de forma inversamente proporcional a complexidade.

A Atenção Primária ou Atenção Básica à Saúde é a primeira atenção que a população recebe, representando a porta de entrada para os demais níveis. Esse nível de atenção estabelece todas as ações de prevenção de doenças, promoção e recuperação da saúde, de forma integral e contínua. Fazem parte desse nível de Atenção o Programa de Saúde da Família (principal estratégia de organização da atenção básica), as Vigilâncias Epidemiológica, Sanitária e Ambiental; a Saúde do Trabalhador, a Assistência Farmacêutica e Controle de Endemias. O atendimento da população neste nível está sob a responsabilidade das Equipes de Saúde da Família atuando nas Unidades Básicas de Saúde da Família. Cabe a essas Equipes a responsabilidade sanitária sobre o cidadão. Considerando que as ações desenvolvidas na Atenção Primária resolvem cerca de 80% das necessidades e problemas de saúde da população, o IGS intensifica a sua atuação nesse nível de atenção, fortalecendo a capacidade resolutiva da Atenção Primária através da qualificação dos profissionais de nível fundamental e médio, contribuindo para organização do processo e da qualidade do produto do trabalho em saúde.

Na Atenção Secundária à Saúde a organização das ações e serviços se dá por meio da assistência nas especialidades, além dos serviços de urgência e emergência, ambulatório eletivo para referências e assistência a pacientes internados. Portanto, as ações e serviços desenvolvidos nesse nível de atenção demandam a disponibilidade de profissionais especializados e o uso de recursos tecnológicos de apoio diagnóstico e terapêutico, tais como o Centro de Especialidades Médicas, Centro de Reabilitação e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

Podemos destacar a atuação do IGS na Atenção Terciária à Saúde. Esse nível de atenção trata do atendimento de alta complexidade, tendo como foco a atenção hospitalar que representa um conjunto de ações e serviços de promoção e restabelecimento da saúde realizado em ambiente hospitalar. Entretanto, é lícito enfatizar que para chegar a esse nível de atenção normalmente é necessário ter passado pelos demais serviços. Além disso, os níveis de atenção não atuam isolados entre si, e um não anula o outro, mas complementam-se e mantém-se integrados por um sistema de referência e contra-referência, ou seja, um paciente quando precisa de um nível maior de especialidade é referenciado ao mesmo, quando o caso diminui a complexidade retorna ao nível primário por contra-referência.

Portanto, é válido enfatizar que em todas as circunstâncias o IGS busca a excelência na execução dos serviços de saúde, promovendo além da capacitação técnica específica dos sujeitos, a apropriação de novos conhecimentos, conceitos e atitudes, o que é fundamental para o aperfeiçoamento do processo de trabalho.